Assunto:

No nosso blog queremos mostrar os trabalhos do 4º Ano que fazemos na Escola Praia do Riso. Vamos mostrar nossas aulas de Inglês, Ciências, Geografia, Matemática, Português, História, Informática, Artes e Educação Física.



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Relato sobre a Maquete - Pedro Henrique


Relato sobre a Construção da Maquete
Eu e meus amigos fizemos uma maquete, uma coisa que nós fizemos é os índios, e nós lemos oito textos ,a maioria de duas  folhas ,os nomes deles são: ”Indígena Catarinense”, “Terra à Vista”, “O Povoamento da Ilha”, ”Pindorama”, “As Necessidades de Cada Um”, “Os Grandes Descobrimentos”, “Os Grandes Navegadores do Século  XV e XVI. Eu aprendi muitas coisas, exemplo: sobre os naus, caravelas, índios, etc. Eram todos legais. O que eu mais aprendi foi sobre as caravelas, índios, navegadores, portugueses,e os descobrimentos.                                                                                                        
Teve em vídeo que a Ju mostrou para gente, era sobre um homem que veio ao Brasil. E acabou virando índio, ele teve um filho que ele pôs o mesmo nome dele, e a gente viu o filme um e o filme dois, foi muito legal. Teve outro clipe que se chama Pindorama, ele é muito legal. E eu aprendi que os índios e os europeus brigaram pelo Brasil, e eles trocavam riquezas com os índios. Teve um site que a Ju mostrou para a gente que se chama ISA que mostra tribos indígenas, isoladas, pobres, ricos, de hoje em dia.
           Depois a nossa turma foi em uma aldeia, quando a gente viu a aldeia a gente percebeu que era como as nossas casas, hoje em dia eles têm carros e eletrônicos. Depois nós fizemos uma trilha, a maioria das árvores tinha um nome em guarani, algumas tinham a tradução para o português, outras não, e algumas eram muito engraçadas em guarani, vimos a árvore que simboliza a aldeia deles. Continuamos a trilha, passamos por cinco portões, e por fim acabou a trilha. Fomos em uma loja que eles mesmos faziam as coisas, compramos e demos tchau para toda a aldeia.
           E nossa turma leu todos os textos em grupo, de novo a gente pegou as informações necessárias, separamos os grupos, alguns com três e outros com quatro, e depois fizemos as naus, caravelas, índios, português, calabouços, castelo, barco menor, rei, escola, armas, súditos, capitão, criança, barbeiros, escrivão, padre, astrolábio, balestilha, quadrante, pessoas doentes, rede, ornamentos, roupas, casas, palmeiras, floresta tropical, franceses invadindo, monstros misteriosos, água fervendo, pedras imã, igreja, placas e índios pescando e colhendo.
           Nós montamos e  avaliamos se essas coisas davam para fazer , todas davam para fazer, agora vamos fazer os últimos retoques que são pintar o chão dos países e contornar os países.                                           
Nome dos revisores: Pedro Henrique, Vitória, Victor Rocha e Juliana
Pedro Henrique 


O.B.S.: As crianças escreveram individualmente um relato sobre a maquete que foi revisado várias vezes ao longo do semestre e, agora, é postado para que todos possam ler.
Professora Juliana