Assunto:

No nosso blog queremos mostrar os trabalhos do 4º Ano que fazemos na Escola Praia do Riso. Vamos mostrar nossas aulas de Inglês, Ciências, Geografia, Matemática, Português, História, Informática, Artes e Educação Física.



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Relato sobre a Maquete - Laura


Florianópolis, 30 de agosto de 2012.
Nome: Laura S. C.                                                                                        4º Ano

Relato sobre a Construção da Maquete

Lá pelos meses de maio, junho e julho, nós do grupo do 4º Ano lemos oito textos, os nomes deles eram: Terra à Vista, Os Grandes Descobrimentos, Primeiros Habitantes, A Ocupação Humana no Brasil, Pindorama, Em Busca de Aventuras, As Necessidades de Cada Um e um trecho do livro Viagem à terra do Brasil. Lendo esses textos eu aprendi o que os portugueses ofereciam ao índios, o que os portugueses queriam e o que estavam procurando. Estes textos falam sobre os índios, a chegada dos portugueses, a invasão dos franceses e as naus e caravelas dos portugueses.
Em agosto, o 4º Ano viu uns vídeos chamados Náufragos I e II, também vimos o vídeo chamado Pindorama. Eu aprendi que o Aleixo Garcia tinha um filho chamado Aleixo Garcia Filho e que ele entrou para dentro de Santa Catarina e foi até Machu Picchu. Depois de ver os vídeos, nós fomos até a biblioteca e entramos no site chamado ISA, lá nós vimos um monte de nomes de tribos, vimos a quantidade de índios de cada tribo, também vimos quantas tribos tem em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No dia 9 de agosto, nós fomos numa aldeia chamada M’Byá. Quando nós chegamos fomos para uma casinha de palha e madeira tirar nossas dúvidas e falar sobre a trilha que nós íamos fazer depois da conversa. Depois de uns vinte minutinhos partimos para a trilha. Vimos aranhas e tucanos, no meio da trilha paramos para conversar sobre a árvore mais velha da aldeia, eu fiquei impressionada, a árvore tinha uns cinco metros de altura. Depois nós fomos para uma casinha de madeira e folha e descansamos e conversamos sobre a trilha, depois fomos para uma loja de artesanato. Essa loja ficava dentro da aldeia, lá nós compramos cestos, arco e flecha, zarabatanas, colares e animais de madeira. Depois de comprar, voltamos para a escola e fizemos uma tarefa sobre a aldeia M’Byá que nós visitamos.
Lá pelos dias 18, 19 e 20 de agosto, nós relemos os textos que eu mencionei no começo, só que em grupos. Depois de lermos os textos, fizemos anotações em grupos e depois colocamos no quadro todas as anotações de todos os grupos, as anotações falavam sobre a Europa no século XV, europeus, mar, caravelas e naus, Brasil e índios. Depois separamos os grupos para fazer os bonecos e outras coisas da maquete. Depois de separar, começamos a fazer as coisas, demoramos três aulas para terminar as coisas. Depois montamos a maquete para avaliar se estava um tamanho bom ou não, avaliamos e não estava um tamanho bom. Depois a Ju anotou no quadro o que nós vamos fazer: vamos colorir os continentes e a Ju vai contornar e expandir a maquete.

Revisores: Laura, Pedro Henrique, Victor Gouvêa e Juliana.