Assunto:

No nosso blog queremos mostrar os trabalhos do 4º Ano que fazemos na Escola Praia do Riso. Vamos mostrar nossas aulas de Inglês, Ciências, Geografia, Matemática, Português, História, Informática, Artes e Educação Física.



sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Relato sobre a Maquete - Júlia


Florianópolis, 19 de novembro de 2012.
Júlia 

Relato sobre a Construção da Maquete

                          Nós, o grupo do 4° Ano, estamos fazendo uma maquete sobre a chegada dos europeus. Bom eu vou contar sobre como tudo começou.
                        Tudo começou com alguns textos eles se chamam: “O Povoamento da Ilha”, “Primeiros Habitantes no Brasil”, “A Ocupação Humana no Brasil”, “Povos Antigos da América”, ”Pindorama”, “Os Aventureiros dos Mares Tenebrosos” e “Terra à Vista”! Com estes textos eu aprendi muitas coisas como: com o texto “Primeiro Habitantes no Brasil” eu aprendi sobre os primeiros habitantes no Brasil, com o texto “A Ocupação Humana no Brasil” eu aprendi sobre a ocupação humana no Brasil inteiro, com o texto “Povos antigos da América" eu aprendi sobre os povos de antigamente que moravam na América...                     
                         Depois nós vimos dois vídeos (Náufragos um e Náufragos dois). Depois vimos um clipe chama “Pindorama”. Com o vídeo (Náufragos 1 e Náufragos 2) eu aprendi que o vídeo falava sobre o Aleixo Garcia que foi para o Brasil, ele encontrou uma tribo de índios... Nós fomos no site ISA (Instituto Sócio Ambiental). No site nós vimos as tribos indígenas atualmente, cada um de nós escolheu uma tribo para ver.                                 
                           Nós visitamos uma aldeia que se chama M’Biá. Bom, lá foi muito legal, nós fomos de van da escola até Biguaçu. Nós entramos na escola da aldeia e entramos numa casa de reza da escola. Depois fizemos uma trilha na aldeia e quando nós acabamos fomos numa loja de artesanato produzida pelos índios daquela aldeia. Eu comprei um arco e flecha e uma zarabatana. 
                                 Nós relemos os textos e anotamos o que dava para fazer na maquete. Nós separamos os grupos para as coisas da maquete e nós fizemos as coisas da maquete. Nós avaliamos o tamanho, mas não coube. Nós combinamos com a nossa professora, a esquecida, que ela faria os contornos dos países e traria: astrolábio, quadrante e balestilha, e ela já esqueceu quatro vezes.

Revisores: Júlia, Ana Clara, Bia e Juliana