Assunto:

No nosso blog queremos mostrar os trabalhos do 4º Ano que fazemos na Escola Praia do Riso. Vamos mostrar nossas aulas de Inglês, Ciências, Geografia, Matemática, Português, História, Informática, Artes e Educação Física.



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Relato sobre a Maquete - João Vitor


Florianópolis, 30 de agosto de 2012


João 

Relato sobre a Construção da maquete

     O 4º ano está fazendo uma maquete e para isso fizemos várias coisas, lemos 8 textos e vou falar alguns: Pindorama, Em Busca de Aventuras, As Necessidades de Cada Um, Terra à Vista e etc... Com esses textos eu fiz novas descobertas, descobri que não foi Pedro Álvares Cabral que descobriu o Brasil, que os índios já estavam aqui, novos navegadores como os Vikings, que eles que descobriram a América do Norte, ah! acabei de me lembrar que aprendi sobre os nomes do Brasil, que antes de ser Brasil o primeiro nome dado foi Pindorama, depois de alguns nomes foi Brasil e agora é República Federativa do Brasil. Pode procurar nos documentos que vai estar escrito isso. Também descobrimos outras coisas, mas são muitas, então não vou contar o resto. Vou falar o que aprendi com os textos: que os índios têm as tribos e as aldeias e as diferenças entre elas, as necessidades de cada um, o que eles faziam, os alimentos que cultivavam, algumas palavras que eles falavam, como Curitiba ( curi é muito e tiba é pinheiro), algumas armas deles e  nomes de tribos.
     Vou contar filmes que nós vimos: Navegantes 1 e 2, conta sobre um homem que teve o primeiro filho mestiço, que foi aceito pelos índios, mesmo sendo europeu foi aceito, e vimos um vídeo chamado ``Pindorama´´ que era do grupo Palavra Cantada. Com os vídeos aprendi nomes de novos navegantes, existiam índios canibais , que para ser índio não precisa fazer várias coisas, é só eles te aceitarem. Fomos a um site chamado ISA que ele falava sobre  os índios.
     Em um dia nós fomos  a uma aldeia chamada ``M’Bya ´´, lá aprendemos alguns rituais indígenas e etc...
     Nós relemos aqueles textos só que em grupo, cada grupo fez uma anotação sobre o que nós faríamos na maquete, depois nós separamos os grupos que iam fazer o que na maquete, montamos para saber se estava bom ou se estava ruim e realmente ficou ruim o tamanho. Por último o combinado dos desenhos eram contornar a figura, recortar a figura, pintar e montar a figura.

Revisores: João e Juliana