Assunto:

No nosso blog queremos mostrar os trabalhos do 4º Ano que fazemos na Escola Praia do Riso. Vamos mostrar nossas aulas de Inglês, Ciências, Geografia, Matemática, Português, História, Informática, Artes e Educação Física.



sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Relato sobre a Maquete - Bruno


Florianópolis, 30 de agosto de 2012.

Relato sobre a Construção da Maquete

Eu e minha turma estamos fazendo uma maquete. Para isso tivemos que ler vários textos: Indígenas Catarinenses, O Povoamento da Ilha, Primeiros Habitantes, A Ocupação Humana no Brasil, Pindorama, Terra à Vista, Os Aventureiros do Mar Tenebroso, O Descobrimento e a Exploração da América e muitos outros. Eles diziam que os índios vieram pelo Estreito de Bering, que fica entra a Ásia e a América. Também diziam que os franceses apoiavam os índios para ficarem com as terras.
Também vimos dois vídeos chamados “Náufragos I e II”, que eram sobre um homem chamado Aleixo García. Ele era um capitão que descobriu Uruguai e Argentina. Quando ele estava voltando, uma tempestade o pegou e ele naufragou na praia de Naufragados, por isso o nome. Lá ele foi descoberto pelos índios guaranis, assim como seus companheiros, então ele viveu por oito anos lá, se casou e sua mulher engravidou. Até que um dia os índios resolveram contar-lhe um antigo segredo. Eles mostraram-lhe uma peça inca e um montão de moedas incas. Os guaranis contaram que antes do Império Inca acabar, eles foram para lá, mas foram expulsos de lá. Então ele organizou uma expedição para lá, mas morreu no Paraguai. Também visitamos o site “ISA”, que era sobre os indígenas atuais. E vimos que há mais de cem povos no Brasil.
Depois de um tempo fomos visitar a aldeia guarani M’Bya e fizemos uma trilha para um lugar com casas antigas. Lá os índios contaram que os guaranis já sabiam que a terra era redonda. Por isso eles faziam casas redondas e eles só faziam casas quadradas porque o homem branco dizia que a terra era quadrada.
Depois de tudo isso nós relembramos os textos e fizemos anotações. Separamos os grupos para fazer as coisas. Montamos as coisas e depois vimos que o chão estava muito pequeno para colocá-las.
Revisores: Bruno e Juliana