Assunto:

No nosso blog queremos mostrar os trabalhos do 4º Ano que fazemos na Escola Praia do Riso. Vamos mostrar nossas aulas de Inglês, Ciências, Geografia, Matemática, Português, História, Informática, Artes e Educação Física.



sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Relato sobre a Maquete - Bia


Florianópolis, 30 de agosto de 2012.
Nome: Bia
                                        Relato sobre a Construção da Maquete
     O 4º aprendeu coisas e coisas, mas não vou resumir, então vou contar tudo do começo. A turma estava estudando sobre os povos indígenas e os portugueses, então para sabermos bastante coisa a Ju trazia informações nos textos, eu queria dizer os nomes deles vocês topam, né? Então eu vou falar os nomes deles: “Os Aventureiros do Mar Tenebroso”, ”Os Grandes Descobrimentos”, “Terra à Vista”, “As Necessidades de Cada Um”, “Pindorama”, “Povos Antigos da América”, “A Ocupação Humana no Brasil”, “Os Índios Carijós”, “O Povoamento da Ilha” e “Indígenas Catarinenses”. Eu aprendi que os portugueses comiam biscoitos duros, carne, peixe, vinho e água contaminada, muitos ficavam doentes por causa que o barco é imundo e o banheiro é mais do que imundo, é imundice total, e as pobres crianças é que costuravam as velas que rasgavam a toda hora, lavavam o convés, limpavam o banheiro. Os índios carijós (Guaranis) eles colhem, pescam, dançam, cantam, caçam, tocam e fazem rituais e outras coisas.
Nós também vimos vídeos Náufragos 1 e 2 e vimos o clipe Pindorama. Eu aprendi sobre o Aleixo Garcia, o primeiro português a ter um filho com uma índia, o filho deles se chamava Aleixo Garcia Filho. O Aleixo Garcia foi morto, mas não se sabe se foi pelos amigos dele, pelo índio uruguaio ou pelos índios que são amigos dele e ele foi o primeiro a ter contato com os índios. Nós fomos no site ISA, nós vimos tribos isoladas, não isoladas, vimos em qual estado tinha tribos e vimos quantos índios havia nas tribos.
A turma foi num passeio. Nós visitamos uma aldeia indígena chamada M’Byá. Nós subimos e fomos para a escola deles, fomos numa casa feita de palmeiras, ficamos numa roda, perguntamos o que queríamos perguntar, fizemos uma trilha, passamos por cinco pontes, vimos três casas que estão preservadas, vimos uma vista linda, voltamos para a escola indígena, fomos na loja de artesanato e voltamos para a escola.
Então depois de tudo que nós fizemos, nós decidimos fazer uma maquete, relemos todos os textos que eu falei no primeiro parágrafo em grupos, então nesses grupos nós tivemos ideias para colocar na maquete. Separamos os grupos para fazer as coisas da maquete, nós fizemos as coisas que são: as falas, castelo, rei, súditos, armas, calabouço, Escola de Sagres, etc... Nós montamos para ver se o tamanho estava bom, mas o tamanho não estava bom e a Júlia fez a América do Sul parecer a Ilha de Madagascar. Nós combinamos que a Ju faria o contorno e pegaríamos imagens da balestilha, astrolábio e quadrante.
FIM!!!!!
Revisores: Bia, Laura, Lívia e Juliana