Assunto:

No nosso blog queremos mostrar os trabalhos do 4º Ano que fazemos na Escola Praia do Riso. Vamos mostrar nossas aulas de Inglês, Ciências, Geografia, Matemática, Português, História, Informática, Artes e Educação Física.



terça-feira, 27 de novembro de 2012

Relato sobre a Maquete - Bernardo Bolonha


Nome: Bernardo - 4º Ano – Professora Juliana.

Relato sobre a Construção da Maquete

O grupo do 4º ano se preparou para maquete e nós lemos sete textos, os nomes deles eram: Em Busca de Aventuras, Primeiros Habitantes, Povos Antigos da América, Terra à Vista, Os Grandes Descobrimentos, A Exploração na América, As Necessidades de Cada Um. Eu aprendi que os navegadores descobriram a América, eles foram guerreando com os índios e foi diminuindo a população de índios por isso a população de índios é tão pouca. Os textos falavam sobre os índios, navegadores e os primeiros habitantes.
Nós, o grupo do 4º ano, vimos um vídeo chamado Náufragos 1 e 2. Também vimos o clip Pindorama. Eu aprendi com o vídeo náufragos que Aleixo Garcia casou com uma índia e que tiveram um filho chamado Aleixo Garcia filho. E o Aleixo Garcia foi morto por índios não se sabe de qual tribo. Eu aprendi com o clip Pindorama que descobriram o Brasil e começaram a colonizar o Brasil. Fomos à biblioteca da escola e nossa professora levou um laptop para o 4º Ano ver um site ISA (Instituto Sócio Ambiental) era sobre tribos indígenas do presente e foi muito legal porque todas as crianças escolheram uma tribo indígena, qualquer uma que estivesse lá. Depois de duas horas escolhendo tribos indígenas, a que eu escolhi foi `tucano´´ tinha a população das tribos, quantas pessoas tinha na tribo, o nome do cacique e etc.
Nós fomos nos preparando para fazer o passeio para uma aldeia de índios chamada M´Byá e foi super legal. Nós saímos da escola 13h30min da tarde e voltamos 16h15min, lá na tribo nós tivemos que subir uma rampa gigante e vimos uma escola deles e estava escrito na linguagem deles (tupi guarani). Depois nós fomos na casa de reza e eles cuspiram no chão, era muito nojento e no meio da casa de reza tinha uma fogueira e os índios disseram que as crianças indígenas poderiam fumar cachimbo só que a fumaça não se engolia. Nós fomos fazer uma trilha no meio do mato e no centro tinha uma árvore gigante que representava tupi guarani e nós paramos numa cabana e depois nós voltamos para a escola vendo TV no micro-ônibus.
Então, outro dia nossa professora dividiu grupos em quatro para lermos 1 ou 2 textos para fazer uma maquete e pegamos anotações e informações para usar na maquete. Nós anotamos coisas e coisas para colocar na maquete e isso demorou uns quatro dias. Depois, nós separamos grupos para desenhar e fazer os bonecos. Os grupos eram: Europa no século XV, europeus, mar, caravelas e naus, Brasil e índios. Depois nós montamos todas as coisas, montamos tudo para avaliar tudo e estamos fazendo os últimos preparativos para depois colocar na amostra de trabalho.
Revisores: Bernardo Bolonha, Mano (Pedro Henrique), Victor Gouvêa e Juliana