Assunto:

No nosso blog queremos mostrar os trabalhos do 4º Ano que fazemos na Escola Praia do Riso. Vamos mostrar nossas aulas de Inglês, Ciências, Geografia, Matemática, Português, História, Informática, Artes e Educação Física.



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Relato sobre a Maquete - Beatriz


Florianópolis, 30 de agosto de 2012.
Beatriz                    
                                   Relato sobre a Construção da Maquete

      Nós do 4º Ano lemos 7 textos, e o nomes deles são: ’’Indígenas Catarinenses’’, “O Povoamento da Ilha’’, ‘’Primeiros Habitantes’’, ‘’As Necessidades de Cada Um’’, ‘’Terra à Vista!’’. Eu aprendi que antes de todos nós existiam os índios, que foram muito importantes para o Brasil e para nós. Estes textos falam sobre os índios, Europa, europeus e os navegadores.
      Vimos os vídeos ‘’Náufragos 1 e 2’’ e o vídeo que é também a música ‘’Pindorama’’. Eu aprendi que o Brasil antes de ser descoberto chamava-se Pindorama e descobri que o Aleixo Garcia se casou com uma índia e eles tiveram um filho que se chamou Aleixo Garcia Filho. O nosso grupo foi na biblioteca da nossa escola e lá fomos no “site” ISA que fala sobre as tribos atualmente, os nomes delas e fotos das tribos.
        Fomos para uma aldeia indígena que se chama M’Byá e o Richard, o nosso monitor, nos mostrou um monte de lugares junto com o Passo  Fundo, nosso outro monitor. Os lugares são a casa de reza, onde todas as pessoas da tribo rezam e fumam com outro tipo de cigarro que é de madeira, a casa das mulheres grávidas, que serve para as mulheres ganharem o bebê delas e depois elas vão para a casa com os seus bebês.Vimos a família do Passo Fundo. A filhinha dele é muito fofa.
       Nós lemos alguns textos em grupos de 3 e 4 pessoas, depois anotamos as coisas mais importantes para cada grupo num papel de rascunho.Separamos os grupos para desenhar os bonecos, monstros do mar, naus e caravelas e montamos a maquete para avaliar se ia ficar boa ou não, e não ficou boa. Então nós desmontamos a maquete inteira e combinamos com a nossa professora muita esquecida, de novo, ela esqueceu de imprimir o quadrante, a bússola e o astrolábio.
                                        Revisores: Beatriz, Ana Luiza, Luísa e Juliana