Assunto:

No nosso blog queremos mostrar os trabalhos do 4º Ano que fazemos na Escola Praia do Riso. Vamos mostrar nossas aulas de Inglês, Ciências, Geografia, Matemática, Português, História, Informática, Artes e Educação Física.



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Relato sobre a Maquete - Mateus


Florianópolis, 30 de agosto de 2012.
Mateus 

Relato sobre a construção da maquete

     Nós do 4° ano lemos vários textos. Olha só um exemplo: “Primeiros Habitantes”, um texto que aprende onde os índios se localizavam no Brasil. Outro texto chamado ”Pindorama”, onde mostra onde algumas tribos se localizavam no Brasil. Outros como “As Necessidades de Cada Um”,  esse texto fala do que acontecia com os índios, exemplo: os índios eram escravos dos europeus. Pegavam o grande pau-brasil. Aí vão mais alguns textos: “Terra à Vista”, “Os Grandes Descobrimentos”, “Os Grandes Navegadores do Século XV e XVI”. Os textos falam de: índios e europeus,  navegadores e todos esses textos me trouxeram uma novidade.
     Os vídeos “Náufragos I e II”  eram  bem curtinhos, mas eu adorei (amei) aquele dia. Naquele vídeo eu vi pela primeira vez um branco que virou um índio, porque geralmente os índios são “negros”. No site ISA cada um escolheu uma tribo e nós vimos que no DF não tinham índios. Infelizmente eu não lembro de mais nada.
     No dia 9 de agosto de 2012 nós do 4° ano fomos para uma aldeia chamada “M’Bya”. Um homem chamado Richard nos mostrou uma trilha e ele falou  que lá tinha puma, gavião, aranha, cobra etc…
     Na trilha nós subimos até o topo e descemos, fomos para a escola deles e descemos novamente e fomos para a loja deles.
     Daqueles 6 textos que eu falei alguns deles nós usamos para ver o que fazer na maquete. Com os textos nós anotamos o que íamos trazer ou o que fazer. Depois nós separamos os grupos e eu estou na parte do Brasil.
     Então nós fomos construir todas as coisas da Europa, europeus, do mar, dos índios, do Brasil e das caravelas e naus. Depois nós montamos a maquete para ver se o espaço estava bom, mas não estava. Os últimos preparativos foram: a Ju contornar os 3 continentes (África, América e Europa) e trazer umas cópias e copiar e pintá-las.


Revisores: Mateus, Ana Luiza, Luísa e Juliana


O.B.S.: As crianças escreveram individualmente um relato sobre a maquete que foi revisado várias vezes ao longo do semestre e, agora, é postado para que todos possam ler.
Professora Juliana